(+55) (11) 2306-4801
NÚCLEO MEMÓRIA

Atividades núcleo memória |   Curso Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil | Aula 2

 

Na aula “Ditadura civil ou militar (1964-1985)?: do golpe de Estado à gênese do regime”, o Prof. Dr. Marcos Napolitano propôs uma “reflexão historiográfica”. Ele falou sobre o que foi a crise de 46, que se estendeu até o golpe de Estado em 1964, expondo os acontecimentos, polêmicas e destacando pontos importantes. Também explicou sobre as bases que construíram a instituição jurídica e política da ditadura militar. E destacou que a historiografia é “importante pra que a gente conheça o nosso passado recente, longínquo, as nossas mazelas do presente e as nossas possibilidades de futuro”.

Historiador e pesquisador do Núcleo Memória, experiente em transmissões online, Cesar Rodrigues ficou responsável pela mediação da atividade e apresentação do ministrante. Maurice Politi, diretor do Núcleo, também participou da discussão. E, representando o Núcleo, na interação direta com os participantes no chat, Francisco Monteiro.

 

Pela segunda semana seguida, mais de 90 pessoas acompanharam simultaneamente a transmissão da aula. O curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” é promovido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, com o apoio da OAK Foundation e do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. A última aula do curso está prevista para o dia 22 de novembro.

Para conferir a segunda aula na íntegra, basta clicar neste link: https://www.youtube.com/watch?v=CUaKIiNrbCY.

 

SOBRE O CURSO

O curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” visa promover o aprofundamento e a discussão sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e o período atual, e refletir sobre a pedagogia dos lugares de memória, considerando que o olhar sobre o patrimônio carrega potencialidades de traçar paralelos entre passado-presente e estabelecer diálogo sobre a democracia brasileira, o momento político e os direitos humanos na atualidade.

O curso buscará refletir sobre a ditadura brasileira e a política contemporânea, e abordará o conceito sobre lugares de memória. Apresentará experiências internacionais, nacionais e da cidade de São Paulo sobre as políticas de memória e de preservação a partir das experiências de musealização, das perspectivas e dos debates em torno desses espaços-símbolos, tais como o edifício sede do Deops/SP (atual Memorial da Resistência de São Paulo), o edifício das antigas Auditorias Militares (Memorial da Luta pela Justiça) e as dependências do antigo DOI-Codi (atualmente 36ª Distrito Policial da Vila Mariana), dentre outros.

A realização do curso “Lugares de Memória e Direitos Humanos no Brasil” é totalmente online por razões de segurança, em decorrência da pandemia. A transmissão é feita através do canal do Youtube do Núcleo Memória.


icone do whatsapp, quando clicar ira iniciar o atendimento por whatsapp